POR QUE ACONTECEM FRAUDES EM CAIXAS INFORMATIZADOS DE RESTAURANTES?
Muitos gestores pensam que basta ter um excelente software de frente de caixa para que o seu restaurante esteja livre dos furtos cometidos no caixa. Ledo engano, pois um software é uma ferramenta que precisa ser bem utilizada, devendo existir para isso processos previamente definidos e funcionários capacitados.
A maior parte das fraudes que acontecem em caixas de restaurantes são decorrentes de falhas em procedimentos operacionais, onde vulnerabilidades não são mapeadas e com isso não são feitos os procedimentos apropriados de controle. Soma-se a isso a dificuldade de retenção de conhecimento sobre o uso dos sistemas e de suas ferramentas de auditoria. Em função de uma suposta “economia” não são contratados treinamentos junto ao fornecedor do software para os novos funcionários, fazendo com que o aprendizado aconteça por osmose, um verdadeiro telefone sem fio, fato que contribui enormemente para que as fraudes se disseminem.
Um de nossos clientes estima que tenha sido furtado em cerca de R$ 30.000,00 pelo seu caixa só no último ano, e atribui isso ao fato de ter dado muitos poderes a ele. Pagou um preço alto de mais por ter optado em não conhecer o seu sistema de frente de caixa, dando todas as permissões de uso ao seu caixa. Baseado em nossa experiência, escolhemos e vamos compartilhar com você algumas fraudes que são recorrentes em restaurantes.
Transferências de Produtos
O caixa emite a pré-conta, o cliente efetua o pagamento e vai embora antes de receber o cupom fiscal. Nesse momento, o caixa não faz o recebimento da conta no Sistema, e conforme o seu nível de permissão de uso, transfere alguns produtos da conta fechada, porém não recebida, para uma mesa qualquer. Em seguida, fecha novamente a mesa que foi anteriormente recebida e faz o recebimento da conta, só que agora com um valor menor do que havia sido cobrado do cliente, pois os produtos transferidos não estão mais lá.
Cancelamentos
O caixa emite a pré-conta, o cliente efetua o pagamento e vai embora antes de receber o cupom fiscal. Nesse momento, o caixa não faz o recebimento da conta no Sistema, e conforme o seu nível de permissão de uso, cancela alguns produtos da conta fechada, porém não recebida. Em seguida fecha novamente a mesma que foi anteriormente recebida e faz o recebimento da conta, só que agora um valor menor do que havia sido cobrado do cliente, pois os produtos cancelados não estão mais lá.
Manter mesas abertas para aproveitar produtos já lançados
O caixa emite a pré-conta, o cliente efetua o pagamento e vai embora antes de receber o cupom fiscal. Nesse momento, o caixa não faz o recebimento da conta no Sistema, deixa a mesa aberta, aproveitando os materiais que estavam lançados para serem utilizados na nova abertura de mesa. Isso é muito comum com chopes, cervejas e produtos de alto giro.
Utilização de senhas gerenciais por Terceiros
Caixas ou garçons, valendo-se de senhas com atributos gerenciais, fornecidas pelos próprios gerentes ou observadas, quando os mesmos as digitam, executam operações de cancelamentos e transferências indevidas.
Alteração do valor dos Serviços
O caixa emite a pré-conta, o cliente efetua o pagamento e vai embora antes de receber o cupom fiscal. Nesse momento, o caixa não faz o recebimento da conta no Sistema. O caixa cancela o serviço fecha e recebe a mesa com um valor menor do que foi realmente recebido.
Estas e outras fraudes são facilmente identificadas e inibidas se o gestor do restaurante tiver o pleno conhecimento gerencial de uso do sistema, conhecendo principalmente os níveis de segurança e os recursos de auditoria.
A maior parte das fraudes que acontecem em caixas de restaurantes são decorrentes de falhas em procedimentos operacionais, onde vulnerabilidades não são mapeadas e com isso não são feitos os procedimentos apropriados de controle. Soma-se a isso a dificuldade de retenção de conhecimento sobre o uso dos sistemas e de suas ferramentas de auditoria. Em função de uma suposta “economia” não são contratados treinamentos junto ao fornecedor do software para os novos funcionários, fazendo com que o aprendizado aconteça por osmose, um verdadeiro telefone sem fio, fato que contribui enormemente para que as fraudes se disseminem.
Um de nossos clientes estima que tenha sido furtado em cerca de R$ 30.000,00 pelo seu caixa só no último ano, e atribui isso ao fato de ter dado muitos poderes a ele. Pagou um preço alto de mais por ter optado em não conhecer o seu sistema de frente de caixa, dando todas as permissões de uso ao seu caixa. Baseado em nossa experiência, escolhemos e vamos compartilhar com você algumas fraudes que são recorrentes em restaurantes.
Transferências de Produtos
O caixa emite a pré-conta, o cliente efetua o pagamento e vai embora antes de receber o cupom fiscal. Nesse momento, o caixa não faz o recebimento da conta no Sistema, e conforme o seu nível de permissão de uso, transfere alguns produtos da conta fechada, porém não recebida, para uma mesa qualquer. Em seguida, fecha novamente a mesa que foi anteriormente recebida e faz o recebimento da conta, só que agora com um valor menor do que havia sido cobrado do cliente, pois os produtos transferidos não estão mais lá.
Cancelamentos
O caixa emite a pré-conta, o cliente efetua o pagamento e vai embora antes de receber o cupom fiscal. Nesse momento, o caixa não faz o recebimento da conta no Sistema, e conforme o seu nível de permissão de uso, cancela alguns produtos da conta fechada, porém não recebida. Em seguida fecha novamente a mesma que foi anteriormente recebida e faz o recebimento da conta, só que agora um valor menor do que havia sido cobrado do cliente, pois os produtos cancelados não estão mais lá.
Manter mesas abertas para aproveitar produtos já lançados
O caixa emite a pré-conta, o cliente efetua o pagamento e vai embora antes de receber o cupom fiscal. Nesse momento, o caixa não faz o recebimento da conta no Sistema, deixa a mesa aberta, aproveitando os materiais que estavam lançados para serem utilizados na nova abertura de mesa. Isso é muito comum com chopes, cervejas e produtos de alto giro.
Utilização de senhas gerenciais por Terceiros
Caixas ou garçons, valendo-se de senhas com atributos gerenciais, fornecidas pelos próprios gerentes ou observadas, quando os mesmos as digitam, executam operações de cancelamentos e transferências indevidas.
Alteração do valor dos Serviços
O caixa emite a pré-conta, o cliente efetua o pagamento e vai embora antes de receber o cupom fiscal. Nesse momento, o caixa não faz o recebimento da conta no Sistema. O caixa cancela o serviço fecha e recebe a mesa com um valor menor do que foi realmente recebido.
Estas e outras fraudes são facilmente identificadas e inibidas se o gestor do restaurante tiver o pleno conhecimento gerencial de uso do sistema, conhecendo principalmente os níveis de segurança e os recursos de auditoria.
Mário Miranda é Empresário, Business Coach, Consultor Financeiro, Especialista em Engenharia de Cardápio, Palestrante, Educador Empresarial e criador dos Conceituados Cursos da série Gestão Lucrativa de Restaurantes. E-mail: mario.miranda@inforest.com.br
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