SAIBA COMO DESPERDÍCIOS E FURTOS INTERFEREM NA LUCRATIVIDADE DE UM RESTAURANTE?

Desperdícios e Furtos são severos acontecimentos silenciosos que ameaçam a lucratividade de um restaurante, onerando demasiadamente os seus custos. 

É importante salientar que os custos devem ser acompanhados por meio de controles adequados, representando esses controles um desafio permanente para o administrador.  

Por outro lado, difíceis de controlar por métodos tradicionais, desperdícios e furtos revelam-se de forma inesperada, tendo como causas principais à falta de organização, ausência ou mau uso de sistemas informatizados e supervisão deficiente. 

Os restaurantes que não têm controle atraem a prática de delitos que passam despercebidos e são, ao mesmo tempo, focos poderosos de aumento de custos e ônus imponderáveis. Veja alguns exemplos desses delitos e reflita se alguns destes podem estar acontecendo no seu restaurante: 
  • Prática abusiva do chamado consumo interno, sem regulamentação e limites;
  • Produção de comprovantes de pequenos gastos para cobrir o fechamento exato do movimento de caixa;
  • Aceite de faturas falsas a favor de terceiros, pagando o restaurante por materiais não existentes ou serviços não prestados;
  • Consumo não autorizado de alimentos e bebidas por funcionários;
  • Inexistência de contagem de estoques e balancetes periódicos de materiais de uso;
  • Apropriação indébita de quantias pagas por clientes, cujo serviço e atendimento prestado não tenham sido comandados;
  • Apropriação de matérias-primas e objetos retirados lentamente do restaurante;
  • Estornos e anulação de lançamento nas contas dos clientes, decididos isoladamente entre o caixa e a equipe do atendimento, eliminando a cobrança de parte dos produtos consumidos, na expectativa do recebimento de gorjetas mais significativas ou para motivar gentilezas pessoais. 
Para reverter este conjunto de coisas, faz-se necessário à adoção de uma política austera de controle, contando-se com mecanismos e rotinas eficientes. Para tanto, a adoção de rotinas de controles e a utilização efetiva de um eficiente sistema informatizado é de fundamental importância para facilitar a administração e o controle do restaurante. 

Lembre-se! Custos aceitáveis dependem diretamente da organização e estrutura que o restaurante consiga implantar.

Mário Miranda é Empresário, Business Coach, Consultor Financeiro, Especialista em Engenharia de Cardápio, Palestrante, Educador Empresarial e criador dos Conceituados Cursos da série Gestão Lucrativa de Restaurantes. E-mail: mario.miranda@inforest.com.br

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