SAIBA COMO DESPERDÍCIOS E FURTOS INTERFEREM NA LUCRATIVIDADE DE UM RESTAURANTE?
É importante salientar que os custos devem ser acompanhados por meio de controles adequados, representando esses controles um desafio permanente para o administrador.
Por outro lado, difíceis de controlar por métodos tradicionais, desperdícios e furtos revelam-se de forma inesperada, tendo como causas principais à falta de organização, ausência ou mau uso de sistemas informatizados e supervisão deficiente.
Os restaurantes que não têm controle atraem a prática de delitos que passam despercebidos e são, ao mesmo tempo, focos poderosos de aumento de custos e ônus imponderáveis. Veja alguns exemplos desses delitos e reflita se alguns destes podem estar acontecendo no seu restaurante:
- Prática abusiva do chamado consumo interno, sem regulamentação e limites;
- Produção de comprovantes de pequenos gastos para cobrir o fechamento exato do movimento de caixa;
- Aceite de faturas falsas a favor de terceiros, pagando o restaurante por materiais não existentes ou serviços não prestados;
- Consumo não autorizado de alimentos e bebidas por funcionários;
- Inexistência de contagem de estoques e balancetes periódicos de materiais de uso;
- Apropriação indébita de quantias pagas por clientes, cujo serviço e atendimento prestado não tenham sido comandados;
- Apropriação de matérias-primas e objetos retirados lentamente do restaurante;
- Estornos e anulação de lançamento nas contas dos clientes, decididos isoladamente entre o caixa e a equipe do atendimento, eliminando a cobrança de parte dos produtos consumidos, na expectativa do recebimento de gorjetas mais significativas ou para motivar gentilezas pessoais.
Lembre-se! Custos aceitáveis dependem diretamente da organização e estrutura que o restaurante consiga implantar.

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