O CARDÁPIO DO SEU RESTAURANTE É UMA LISTA TELEFÔNICA?


Já pensou quantas vezes você saiu para comer em um restaurante e quando pediu o cardápio, recebeu no lugar dele uma lista telefônica?

Sim, uma lista telefônica, daquelas de antigamente: longa, confusa e que agente ficava horas tentando achar o telefone de alguém.

Pois bem, tem muitos cardápios que se parecem com listas telefônicas de tão longos e confusos que são, funcionando somente como listas de preços e não como ferramentas poderosas de venda.

Me responda: de que adianta o restaurante ter o melhor chef e os melhores pratos se não sabe como organizá-los para vendê-los?

Uma vez fiz a análise de um cardápio em que o grupo das entradas era muito grande, composto por muitos itens. Sabe o que eu descobri? Que muitos dos clientes acabavam não passando deste grupo em suas escolhas, pois o caminho para chegar aos demais itens era muito cansativo.

Já reparou que estamos cada vez mais estressado em fazer escolhas?

Quanto tempo você vai levar para escolher o modelo do seu futuro computador, celular ou televisor? Acredito que seja muito tempo. Sabe por quê? Porque cada vez agente tem mais e mais opções de escolha, e a antropologia do consumo sabe muito bem que isso gera estresse no ser humano.

Agora, é esse ser humano, o cliente, cansado de fazer escolhas, que vai ao restaurante, senta na mesa em busca de uma comida e de um ambiente restaurador para suas energias, e muitas vezes acaba se deparando com um garçom que lhe entrega uma  lista telefônica ao invés do cardápio.

Dá para perceber o que acontece com o cliente quando se depara com uma situação assim? Vamos ver algumas:
  • em meio a uma miscelânia de itens, o cliente acaba não tendo uma identificação com o restaurante, pois não consegue perceber quais os produtos que o restaurante mais tem de bom para oferecer;
  • o cliente acaba ficando visualmente confuso e cansado em seu ato de escolher, e cliente cansado consome menos, gasta menos e critica mais porque fica irritado.
Lembre-se disso: muita coisa pode ser aprendida lendo livros, mas não há substituto para a experiência, por isso que os proprietários de restaurantes que estão interessados em aumentar a lucratividade dos seus cardápios devem conhecer e aplicar a engenharia de cardápio para ajudá-los a obter o máximo benefício de seus investimentos em tempo, dinheiro e esforço.

Da próxima vez que você pensar em refazer o seu cardápio, lembre-se que existe uma forma bem mais inteligente e lucrativa para se fazer isso.

Mário Miranda é Business Coach, Consultor Financeiro, Especialista em Engenharia de Cardápio, Palestrante, Educador Empresarial e criador dos Conceituados Cursos da série Gestão Lucrativa de Restaurantes. E-mail: mario.miranda@inforest.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DAS RECLAMAÇÕES PARA UM RESTAURANTE

DESCUBRA POR QUE OUVIR AS RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES CONTRIBUI PARA AUMENTAR O FATURAMENTO DO RESTAURANTE

CONHEÇA 10 SEGREDOS DOS CARDÁPIOS DOS RESTAURANTES