O CARDÁPIO DO SEU RESTAURANTE É UMA LISTA TELEFÔNICA?
Já pensou quantas vezes você saiu para comer em um restaurante e quando pediu o cardápio, recebeu no lugar dele uma lista telefônica?
Sim, uma lista telefônica, daquelas de antigamente: longa, confusa e que agente ficava horas tentando achar o telefone de alguém.
Pois bem, tem muitos cardápios que se parecem com listas telefônicas de tão longos e confusos que são, funcionando somente como listas de preços e não como ferramentas poderosas de venda.
Me responda: de que adianta o restaurante ter o melhor chef e os melhores pratos se não sabe como organizá-los para vendê-los?
Uma vez fiz a análise de um cardápio em que o grupo das entradas era muito grande, composto por muitos itens. Sabe o que eu descobri? Que muitos dos clientes acabavam não passando deste grupo em suas escolhas, pois o caminho para chegar aos demais itens era muito cansativo.
Já reparou que estamos cada vez mais estressado em fazer escolhas?
Quanto tempo você vai levar para escolher o modelo do seu futuro computador, celular ou televisor? Acredito que seja muito tempo. Sabe por quê? Porque cada vez agente tem mais e mais opções de escolha, e a antropologia do consumo sabe muito bem que isso gera estresse no ser humano.
Agora, é esse ser humano, o cliente, cansado de fazer escolhas, que vai ao restaurante, senta na mesa em busca de uma comida e de um ambiente restaurador para suas energias, e muitas vezes acaba se deparando com um garçom que lhe entrega uma lista telefônica ao invés do cardápio.
Dá para perceber o que acontece com o cliente quando se depara com uma situação assim? Vamos ver algumas:
- em meio a uma miscelânia de itens, o cliente acaba não tendo uma identificação com o restaurante, pois não consegue perceber quais os produtos que o restaurante mais tem de bom para oferecer;
- o cliente acaba ficando visualmente confuso e cansado em seu ato de escolher, e cliente cansado consome menos, gasta menos e critica mais porque fica irritado.
Da próxima vez que você pensar em refazer o seu cardápio, lembre-se que existe uma forma bem mais inteligente e lucrativa para se fazer isso.
Mário Miranda é Business Coach, Consultor Financeiro, Especialista em Engenharia de Cardápio, Palestrante, Educador Empresarial e criador dos Conceituados Cursos da série Gestão Lucrativa de Restaurantes. E-mail: mario.miranda@inforest.com.br
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