CONHEÇA 5 ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DO CARDÁPIO


Um cardápio bem elaborado é uma poderosa ferramenta de marketing utilizada pelos restaurantes para levar os clientes a consumir mais e mais caro, aumentando assim o ticket médio e a lucratividade.

As páginas do cardápio de muitos restaurantes bem sucessididos não são mera listas de preços, mas sim mapas para o lucro, visto que nelas estão escondidos pequenos segredos que falam diretamente com o inconsciente do cliente, influenciando quais os itens do cardápio que ele irá pedir.

Para aguçar sua curiosidade, vou relacionar 5 estratégias utilizadas pelos restaurantes na preparação de um cardápio: 
  1. O preço do prato não deve ficar alinhado em Colunas, mas sim aparecer camuflado junto de sua descrição. Isso evita que o cliente faça um cálculo rápido de quanto custaria a conta. 
  2. Os melhores pratos, ou seja, os mais lucrativos, devem aparecer no canto superior direito do Cardápio. Isso é feito porque a visão humana tende a começar a leitura por essa zona do Cardápio, devendo ser encontrando ali os itens que o restaurante tem mais interesse em vender, ou seja, os mais lucrativos. 
  3. Coloque os pratos mais sofisticados, suculentos e de maior lucratividade, perto dos mais simples. Ao compará-los, somos tentados a escolher os que mais seduzem, sem pararmos para olhar o preço.
  4. Pratos com descrições coloridas, gustativas, ecológicas,etc. aguçam o nosso apetite, pois geram imagens em nosso cérebro que acionam nossas puplias gustativas e quebram o nosso discernimento, empurrando-nos da decisão de compra. 
  5. Deixe para colocar na contracapa ou na última página, os pratos e bebidas mais básicos, que já vendem por si só, pois para chegar até eles os clientes devem percorrer todo o cardápio. 
Uma uma boa descrição dos pratos e um bom layout do menu podem incrementar entre 2 a 5% o faturamento do restaurante.

Da próxima vez que você pensar em refazer o seu cardápio, lembre-se que existe uma forma bem mais inteligente e lucrativa para se fazer isso.

Mário Miranda é Empresário, Business Coach, Consultor Financeiro, Especialista em Engenharia de Cardápio, Palestrante, Educador Empresarial e criador dos Conceituados Cursos da série Gestão Lucrativa de Restaurantes. E-mail: mario.miranda@inforest.com.br

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