COMO EVITAR PREJUÍZOS POR PERDAS CAUSADOS POR FUNCIONÁRIOS

Quebra e uso inadequado de produtos e equipamentos, desperdícios, furtos e roubos acontecem em praticamente todos os estabelecimentos. E os de pequeno porte – sobretudo pela informalidade nos processos e na gestão – tendem a sofrer ainda mais com esse tipo de problema, que gera não só grandes prejuízos como também um clima desagradável na empresa.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Provar/FIA, a média de perdas por ano nas empresas é equivalente a 1,75% do seu faturamento bruto. Os negócios com menos de cem pessoas registram um prejuízo quatro vezes maior que o das grandes companhias.  

Mas como é possível evitar os danos sem aumentar os gastos nem deixar um clima de desconfiança? Sem organização e conhecimento a respeito de tudo o que acontece no estabelecimento, fica quase impossível tomar a melhor decisão. Por isso, o primeiro passo é pôr ordem na casa!

Arrumação total
A falta de controle e a informalidade nos processos de gestão são alguns fatores que dificultam a identificação das perdas. Assim, para começar, organize o fluxo de caixa e o estoque. Registrar a entrada e a saída de produtos, além das quantidades de cada item, contribui para a percepção de que algo está faltando. No caixa, proceda da mesma maneira. Com essas medidas, qualquer desvio é percebido com muito mais rapidez e facilidade.

Consumo interno

Por estarem em contato direto com alimentos e bebidas, alguns funcionários podem consumir os produtos voltados para os clientes. Na tentativa de evitar que isso ocorra, reserve uma quantidade desses itens, que deve ser estipulada com os empregados, para o uso interno. E lembre-se de explicar o prejuízo que teria caso o consumo fosse liberado.

Dessa forma, eles sentem que fazem parte da empresa e entendem melhor o que foi levado em conta na hora da decisão. A ideia é equilibrar o impacto que isso terá no seu caixa com as necessidades da equipe.

Motivação
Em muitos casos, o excesso de perdas é sinal de insatisfação ou de que algo não vai bem. Desmotivados, os profissionais passam a ter menos cuidado com os equipamentos e produtos e, nos piores casos, tendem a cometer delitos como forma de compensação.

Uma maneira de deixar todos cientes da gravidade sem que se sintam ameaçados é reuni-los, apresentar os prejuízos causados pelo problema e explicar que os valores extraviados poderiam ser revertidos em benefícios para eles mesmos – como bônus, aumentos e cursos de capacitação. Aproveite esse momento também para ouvir cada membro da equipe e descobrir o motivo da insatisfação.

Incentivos

Outro modo de motivar a equipe é criar incentivos. Estipular uma meta para diminuir os índices de prejuízos e recompensá-los pela conquista são formas de engajá-los. Bônus em dinheiro, brindes, organização de um churrasco ou de uma festa patrocinada pela empresa são algumas sugestões que podem sair bem mais econômicas do que as perdas. O objetivo é que todos fiquem mais atentos, conscientes e focados em evitar as inconformidades.

Funcionários como aliados

Motivados, tratados de forma transparente e cientes das obrigações e direitos, os funcionários tendem a se tornar aliados do empresário e, consequentemente, do próprio empreendimento.

Ao entender que a empresa só cresce com a dedicação de todos, e que isso se reverte em melhorias, chefe e empregados passam a ter uma relação de mais confiança e cumplicidade.

Medidas legais

Infelizmente, se mesmo após a realização de ações para diminuir as perdas, elas continuarem ocorrendo, a substituição de profissionais talvez seja necessária. Em caso de furtos e roubos, a demissão por justa causa só pode acontecer se houver provas. Do contrário, demitir e pagar todos os direitos do funcionário é seu dever, principalmente para evitar problemas futuros, como processos trabalhistas.

No caso de flagrante, chamar a polícia é uma medida drástica, mas não incorreta. Na hora de decidir o que fazer, reflita se esse tipo de ocorrência vale a pena, pois ela pode deixar o clima pesado e causar revolta na equipe.

De qualquer maneira, explique aos funcionários o que aconteceu e que a intenção é agir de acordo com a lei. Com diálogo e transparência, eles se sentirão mais valorizados e não haverá interpretação equivocada da situação.


Fonte: site FoodCentral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DAS RECLAMAÇÕES PARA UM RESTAURANTE

DESCUBRA POR QUE OUVIR AS RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES CONTRIBUI PARA AUMENTAR O FATURAMENTO DO RESTAURANTE

CONHEÇA 10 SEGREDOS DOS CARDÁPIOS DOS RESTAURANTES