DICAS PARA TER UM SERVIÇO DE ENTREGA IMPECÁVEL
A comodidade de receber refeições em casa é um hábito cada vez mais comum entre os brasileiros. Um exemplo do crescimento desse mercado é o aumento das unidades franqueadas que operam com o serviço de delivery. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria Rizzo Franchise, o número aumentou de 349, em 2010, para cerca de 670 unidades no Brasil em 2012.
Para os donos de estabelecimentos, esse modelo de operação se traduz em oportunidade para utilizar uma eventual capacidade ociosa da cozinha, aumentando o número de refeições servidas e não ficando limitado pela capacidade do salão. Além disso, dilui custos fixos e amplia a cobertura geográfica do seu negócio. Porém, é preciso ficar atento a alguns pontos que, se não forem tratados como prioridade, podem acabar com as suas chances de sucesso.
O atraso na entrega é um dos itens que mais geram reclamações e problemas de relacionamento com os clientes. Para garantir que os pedidos cheguem dentro do horário estipulado, é preciso haver muita organização, planejamento e sintonia da equipe. Se você conta com esse serviço terceirizado, certifique-se de que a empresa tem funcionários exclusivos para o seu estabelecimento. Caso contrário, os entregadores podem incluir outras demandas com as suas, o que aumenta os riscos de que algo dê errado.
Se isso estiver acontecendo, avalie financeiramente a possibilidade de contratação de empregados com vínculo direto ao seu restaurante. Além de minimizar atrasos, essa decisão pode evitar mais dores de cabeça. Isso porque, de acordo com Sandra Kimura, gerente de consultoria de campo do Grupo TrendFoods (do qual faz parte o China In Box), a falta de comprometimento e a má postura do entregador também são fatores que prejudicam o relacionamento com o consumidor. “É fundamental ter uma boa liderança para conduzir a equipe e buscar o comprometimento de todos, com foco sempre no cliente. E isso fica muito mais fácil de fazer com funcionários próprios”, avisa Sandra.
Nesses casos, outro bom investimento são os treinamentos rápidos. Para não ter gastos extras, você mesmo pode fazer uma breve apresentação a eles sobre os itens mais importantes na hora da entrega: garantia de que o produto chegue em perfeitas condições, cordialidade e simpatia, apresentação adequada (sempre usar uniforme do restaurante ou identificação visível) e jogo de cintura para resolver contratempos . “Por exemplo: a máquina de débito não consegue passar o cartão por falta de sinal. É preciso saber explicar o problema e ter paciência para resolvê-lo da melhor forma, seja esperando o sinal voltar, seja voltando em outro momento para não atrapalhar o cliente”, comenta a gerente.
Já em relação à integridade dos alimentos, pesquise no mercado as opções que mais se adequam ao seu modelo de negócio. Geralmente, embalagens feitas de polipropileno, que são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são as melhores para entrar em contato com alimentos. Além da segurança, trazem praticidade ao consumidor, pois podem ir ao micro-ondas. Elas custam um pouco mais caro, se comparadas com as de isopor, mas a qualidade compensa o investimento. Compre em grandes quantidades para conseguir negociar descontos.
Em resumo: ao unir bom atendimento, rapidez e qualidade, o sucesso é praticamente garantido!
Dica: Se você ainda está estudando esse modelo para seu estabelecimento, avalie itens como a real demanda para a entrega, se seu formato de negócio está preparado para administrar o sistema e quais pratos serão incluídos.
Para os donos de estabelecimentos, esse modelo de operação se traduz em oportunidade para utilizar uma eventual capacidade ociosa da cozinha, aumentando o número de refeições servidas e não ficando limitado pela capacidade do salão. Além disso, dilui custos fixos e amplia a cobertura geográfica do seu negócio. Porém, é preciso ficar atento a alguns pontos que, se não forem tratados como prioridade, podem acabar com as suas chances de sucesso.
O atraso na entrega é um dos itens que mais geram reclamações e problemas de relacionamento com os clientes. Para garantir que os pedidos cheguem dentro do horário estipulado, é preciso haver muita organização, planejamento e sintonia da equipe. Se você conta com esse serviço terceirizado, certifique-se de que a empresa tem funcionários exclusivos para o seu estabelecimento. Caso contrário, os entregadores podem incluir outras demandas com as suas, o que aumenta os riscos de que algo dê errado.
Se isso estiver acontecendo, avalie financeiramente a possibilidade de contratação de empregados com vínculo direto ao seu restaurante. Além de minimizar atrasos, essa decisão pode evitar mais dores de cabeça. Isso porque, de acordo com Sandra Kimura, gerente de consultoria de campo do Grupo TrendFoods (do qual faz parte o China In Box), a falta de comprometimento e a má postura do entregador também são fatores que prejudicam o relacionamento com o consumidor. “É fundamental ter uma boa liderança para conduzir a equipe e buscar o comprometimento de todos, com foco sempre no cliente. E isso fica muito mais fácil de fazer com funcionários próprios”, avisa Sandra.
Nesses casos, outro bom investimento são os treinamentos rápidos. Para não ter gastos extras, você mesmo pode fazer uma breve apresentação a eles sobre os itens mais importantes na hora da entrega: garantia de que o produto chegue em perfeitas condições, cordialidade e simpatia, apresentação adequada (sempre usar uniforme do restaurante ou identificação visível) e jogo de cintura para resolver contratempos . “Por exemplo: a máquina de débito não consegue passar o cartão por falta de sinal. É preciso saber explicar o problema e ter paciência para resolvê-lo da melhor forma, seja esperando o sinal voltar, seja voltando em outro momento para não atrapalhar o cliente”, comenta a gerente.
Já em relação à integridade dos alimentos, pesquise no mercado as opções que mais se adequam ao seu modelo de negócio. Geralmente, embalagens feitas de polipropileno, que são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são as melhores para entrar em contato com alimentos. Além da segurança, trazem praticidade ao consumidor, pois podem ir ao micro-ondas. Elas custam um pouco mais caro, se comparadas com as de isopor, mas a qualidade compensa o investimento. Compre em grandes quantidades para conseguir negociar descontos.
Em resumo: ao unir bom atendimento, rapidez e qualidade, o sucesso é praticamente garantido!
Dica: Se você ainda está estudando esse modelo para seu estabelecimento, avalie itens como a real demanda para a entrega, se seu formato de negócio está preparado para administrar o sistema e quais pratos serão incluídos.
Fonte: Food Central - http://migre.me/fhhAL
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