PADRONIZAÇÃO DO BOM ATENDIMENTO

O atendimento é item primordial para o bom andamento do empreendimento. Todo mundo conhece alguém que já saiu descontente de um restaurante ou passou por situações desconfortáveis e constrangedoras, a ponto de jurar nunca mais voltar. Padronizar o atendimento com excelência transforma simples clientes em fiéis frequentadores da casa.  São ações fáceis de gerenciar, que incluem toda a equipe de trabalho, sem exceções. Confira algumas dicas importantes para a manutenção e qualificação do restaurante, visando sempre o melhor atendimento! 

- O cumprimento do horário de expediente deve ser seguido à risca. Ao abrir as portas para o público o restaurante precisa estar pronto para receber os clientes. Ninguém quer encontrar garçons sem uniformes, mesas desarrumadas ou a equipe de limpeza passando pano no salão. Encerrar o serviço antes do horário anunciado também é constrangedor. Se a cozinha encerra o trabalho antes do fechamento, deixe claro no cardápio ou avise quando estiver próximo do encerramento. 

- Ambiente limpo também é sinal de bom atendimento e cuidado com o consumidor. Os funcionários que estão no salão precisam ficar atentos com a limpeza das mesas e do salão. Cliente derrubou o refrigerante? Seja rápido em trocar as toalhas, mas tenha discrição e delicadeza para não atrapalhar o cliente e a mesa ao lado. 

- Cerifique-se que mesas e cadeiras estão em perfeitas condições de uso. Mesas desequilibradas e cadeiras bambas incomodam demais. Confira diariamente a condição dos móveis do salão. Se encontrar algum ruim para o atendimento, retire e providencie a troca. Papéis dobrados não devem ser utilizados para calçar pés de mesas e cadeiras tortas. Por isso, o ideal é que você tenha cadeiras e mesas a mais para a troca. 

- O garçom é um vendedor. Ele precisa conhecer, acreditar e confiar no produto que vende. É importantíssimo que a equipe do salão conheça os ingredientes dos pratos, saiba como são preparados e consiga esclarecer as dúvidas do consumidor. Quando o cliente pede alguma sugestão, não quer ouvir que tudo o que tem no cardápio é ótimo. Sempre peça para o garçom sugerir um prato estabelecido pelo chef, que pode ser escolhido por conta de algum ingrediente especial ou de uma novidade no menu. 

- Estabelecimentos que trabalham com sistema de rodizio, menu degustação ou  outras reposições, precisam respeitar o intervalo entre um prato e outro. Demorar demais pode ser estressante, mas muita rapidez pode impor uma pressa inconveniente ao cliente. Respeite a continuidade. Nessas horas, a observação atenta das mesas é uma ferramenta valiosa. 
- O responsável pelo atendimento ao telefone deve ter todas as informações básicas. Ao ligar para o restaurante, o cliente não quer esperar meia hora para saber se tem mesas disponíveis, qual o valor do menu-executivo (prato do dia) ou se a casa aceita cartão. 

A comunicação entre a equipe precisa ser eficiente e clara. Ao passar uma informação ou ordem de serviço, é preciso ter certeza que a mensagem foi compreendida e será colocada em prática. O bom atendimento só é alcançado com uma boa comunicação. 


Fonte: Food Central

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DAS RECLAMAÇÕES PARA UM RESTAURANTE

DESCUBRA POR QUE OUVIR AS RECLAMAÇÕES DOS CLIENTES CONTRIBUI PARA AUMENTAR O FATURAMENTO DO RESTAURANTE

CONHEÇA 10 SEGREDOS DOS CARDÁPIOS DOS RESTAURANTES