COMO OBTER E MANTER OS MELHORES CLIENTES PARA O RESTAURANTE

Os assentos do seu restaurante estão cheios ou estão vazios?

Não importa se o cardápio do seu restaurante é tentador ou se a localização é excelente, mas se o restaurante não está ocupando todos os seus assentos, o fluxo de receita não está onde deveria estar.

Para resolver este problema é necessário o restaurante criar um sólido programa de marketing. O objetivo de qualquer programa de marketing para restaurante é poder atrair novos clientes e manter os já existentes, fazendo-os voltar novamente e com mais frequência.

Um bem sucedido programa de marketing para restaurante é composto por várias partes - uma presença on-line, programas de recompensas, excelente serviço ao cliente e comunicação com os clientes. Certifique-se de que o programa de marketing do seu restaurante tem todos os itens da lista de verificação:

Website: Num mercado competitivo como o de hoje, ter um site não é um luxo, é uma necessidade. Os clientes querem fazer uma pré-visualização do restaurante antes de visitá-lo. Assim, um restaurante deve ter um site que seja convidativo e que conte a sua história. Além disso, o restaurante deve manter o conteúdo do site fresco da mesma forma como faz com a sua comida, contendo depoimentos dos clientes satisfeitos e imagens de pessoas se divertindo. O site do restaurante deve ser um convite para o cliente ir visitar o restaurante. Além disso, não esqueça de colocar a localização, o número de telefone e os horários de funcionamento em tantas páginas quanto possível.

Mídias Sociais: As pessoas usam as mídias sociais como uma forma de comunicação rápida. Isso não significa que o restaurante tem que utilizar todas as ferramentas de mídia disponíveis, mas a presença nos sites mais populares proporcionará uma presença on-line e uma maneira de ficar em contato com os clientes. Aqui no Brasil, Instagram e facebook são atualmente as melhores apostas. O truque com as mídias sociais, assim como com o seu site, é manter o conteúdo sempre atualizado.

Convide a mídia especializada: Bons comentários sobre o restaurante são publicidades gratuitas. Convide os críticos, blogueiros de comida e colunistas de jornal para visitar o seu restaurante e desfrutar de uma refeição com você. Prepare-se para a visita desse pessoal e não se esqueça que eles têm uma grande experiência. Uma boa avaliação do restaurante viaja rápido pelas mídias e chega direto aos clientes.

Programa de Recompensas: Dê aos clientes uma razão para voltar de novo e de novo ao restaurante. Crie um programa de recompensas simples que ofereça descontos e abatimentos para os clientes frequentes. O sistema de recompensa pode ser tão simples como um cartão perfurado que controla o número de visitas e após uma série de visitas, recompensa o cliente com uma refeição grátis ou um desconto percentual. 

Presença do Dono: Os clientes adoram ir a um restaurante onde podem interagir com os proprietários. Passe algum tempo no salão do restaurante para que você possa conhecer e cumprimentar os clientes. Saiba os pratos favoritos dos seus clientes regulares. O dono do restaurante pode ser a ferramenta de marketing mais valiosa restaurante em todo o programa.

Construa um banco de dados dos seus clientes: Quando o restaurante ganha um novo cliente ele deve trabalhar para mantê-lo. É fácil  reunir informações de contato do seu cliente. E-mail é uma forma livre e conveniente para ficar em contato com os clientes. Mantenha os e-mails curtos e não sobrecarregue os clientes com muitos e-mails em um período curto de tempo. Fale sobre promoções, envie cupons de descontos ou notícias relevantes sobre o seu restaurante. Essas ações são suficiente para lembrar ao cliente que ele tem que voltar para fazer uma visita ao restaurante.

Bem, obviamente este assunto não se encerra aqui. Existem muito mais estratégias para conquistar e manter os clientes. Estude, pesquise e descubra quais aquelas que se identificam mais com o perfil do seu restaurante. Depois disso, foque nas estratégias que estão funcionando melhor. 

Mário Miranda possui uma carreira multidisciplinar com mais de 25 anos no Food Serviçe. Empresário, Consultor Financeiro, Business Coach, Palestrante e Educador. É o criador do curso de sucesso Gestão Lucrativa Financeira. Instagram @mariomiranda.food.

Comentários

  1. Muito boa essas idéias , vou entrar nessa ramo então todas as dicas são válidas.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essas idéias , vou entrar nessa ramo então todas as dicas são válidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONHEÇA 10 SEGREDOS DOS CARDÁPIOS DOS RESTAURANTES

A IMPORTÂNCIA DAS RECLAMAÇÕES PARA UM RESTAURANTE

COMO LANÇAR UM NOVO CARDÁPIO DE RESTAURANTE?