DICAS PARA UM CARDÁPIO PERFEITO

O menu é um dos principais cartões de visita de um restaurante. E quando bem apresentado e atrativo, é capaz de “criar” na imaginação do cliente uma identidade positiva sobre o seu estabelecimento, o que faz com que ele se encante com a casa e queira experimentar uma variedade maior de pratos. Pare e pense: quem nunca ficou maravilhado com a fotografia ou com a descrição de alguma preparação e resolveu fazer o pedido por causa dessa boa impressão? 
Pois bem... o cardápio tem esse poder! Além da função de apresentar de maneira organizada os produtos e os serviços oferecidos pelo restaurante, ele pode se tornar uma valiosa ferramenta de marketing. Se feito de forma correta, ajuda a reforçar o conceito do estabelecimento, destacar itens interessantes, como pratos e bebidas mais lucrativos, e ainda divulgar empresas parceiras ou fornecedores, fortalecendo esses relacionamentos.

Tudo isso indica que a elaboração do menu deve ser pensada com muito cuidado, atenção e profissionalismo. Se você não tem familiaridade com softwares para design gráfico, é altamente recomendado que contrate um profissional especializado para fazê-lo. Ele saberá quais são as cores, o formato e os tipos de letra mais adequados para o seu caso.

Além de listar todos os itens que devem constar no cardápio, explique o que você gostaria de destacar e o conceito que deve ser passado ao cliente. Se seu restaurante oferece comida caseira, um visual mais tradicional e aconchegante pode combinar com todo o resto da casa. Em uma lanchonete, algo mais colorido e divertido é uma boa combinação. Se quiser usar imagens, lembre-se de que elas devem estar em alta resolução. Uma fotografia ou ilustração distorcida e feia vai gerar o efeito contrário.

Confira a seguir o que não pode faltar em um cardápio bem estruturado e atrativo

– Faça uma divisão organizada entre os tipos de pratos, bebidas, sobremesas e outros itens.
– Procure ser simples e leve. A poluição visual atrapalha a leitura.
– Apresente a descrição dos pratos de forma clara e objetiva.
– Atente-se ao português: erros de ortografia e gramática são inaceitáveis.
– Opte por um formato fácil de manusear e que permita a leitura de maneira fácil. Nada de letras miúdas!
– Se utilizar imagens, opte por pratos do seu estabelecimento. Fazer um pedido e receber algo totalmente diferente do que estava na foto é algo muito frustrante e pode causar grande insatisfação.
– Deixe espaço plastificados e removível para os preços, o que possibilita alterar o cardápio sem rasuras.
– Dê destaque aos pratos que são os carros-chefes da casa; assim, eles podem ser encontrados com mais facilidade.
– As formas de pagamento devem constar no cardápio e em um local de fácil visualização.
– Tenha uma quantidade suficiente de cópias. No mínimo, um por mesa para quatro pessoas.
– Fique atento à manutenção: menus rasgados, sujos, engordurados e rasurados causam má impressão. Ao optar pelos de papel, será necessário reimprimi-los de tempos em tempos. Já os de plástico necessitam de limpeza constante.

Fonte: foodcentral

Comentários

  1. Neste site tem varios produtos de como montar um cardapio diferente. http://www.gestaoderestaurantes.com.br/

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