CONHEÇA 10 SEGREDOS DOS CARDÁPIOS DOS RESTAURANTES


Um menu bem desenhado é uma arma infalível utilizada pelos  restaurantes para nos levar a consumir mais e mais caro, aumentando assim os seus benefícios.
As ementas de muitos restaurantes contêm pequenos segredos escondidos que brincam com a nossa psicologia, “ajudando” a escolher.
Todos os esforços de publicidade para atrair clientes são poucos e claro que o objectivo máximo dos restaurantes é fazer-nos despejar o mais possível a carteira. Uma das principais armas é “A Carta”.
Há toda uma ciência no projeto de menus do restaurante: tamanho, tipo de papel, número de folhas, tipografia, hierarquia de pratos … No Instituto de Culinária da América há mesmo um curso inteiramente dedicado à Engenharia do Menu, onde se aprende a aplicar o conhecimento técnico de disciplinas como a comercialização ou tecnologias culinárias para maximizar o lucro.
A função destes engenheiros é clara: fazer o prato mais produtivo para o proprietário do restaurante. Vamos então tentar decifrar o cardápio mais traiçoeiro.

Estas são as 10 ameaças a que devemos estar atentos na hora de pedir num restaurante: Há que desconfiar…
  1. … das cartas em que os preços não aparecem alinhados em colunas. Quando o custo do prato aparece camuflado junto da descrição, evitam que se faça um cálculo rápido do que custaria a conta.
  2. … dos pratos que aparecem no canto superior direito da carta. A visão humana tende a começar por essa zona do menu e ali encontra-se sempre ao que ao restaurante interessa vender, seja pela rentabilidade, seja pelo preço. Se se trata de um menu tipo livro há que estar atento àqueles pratos situados na zona média e superior do lado esquerdo.
  3. … dos primeiros e os últimos pratos da coluna de sugestões. Por defeito, ficamo-nos pelos pratos que se colocam nessas posições, esquecendo os outros colocados a meio.
  4. … dos sinais que exaltam a qualidade de um prato como especial da casa, novo, comida caseira, etc. Estes destaques servem apenas para aumentar os lucros do dono do negócio.
  5. … das descrições coloridas cheias de palavras de âmbito ecológico, como assado em forno de lenha, directo do mercado do peixe, etc… São palavras que aguçam o apetite gerando imagens que nos fazem salivar quebrando o nosso discernimento, empurrando-nos na decisão. Palavras como frito, cozido ou “à milaneza” podem ter um efeito contrário.
  6. … dos Pratos sofisticados e suculentos e caros situados perto dos mais simples. Ao compará-los somos tentados a escolher os que mais seduzem sem pararmos para olhar o preço.
  7. …das zonas mais resguardadas ou assinaladas são as mais rendíveis num restaurante. Há que desconfiar mais ainda mais quando nos colocam na parte direita do espaço já que os nossos olhos vão direitos para eles.
  8. … de pratos com preços exorbitantes junto, antes ou depois de outro com um preço inflacionado para o que oferece. O preço exorbitante só lá está para se escolher o outro, mais baixo mas de muito maior lucro.
  9. … das recomendações que aparecem coladas ao menu principal. Pode não ser sempre, mas muitas vezes trata-se de alimentos que não foi possível o restaurante desfazer-se em serviços anteriores
  10. … da contracapa ou a última página. Aqui desterram-se os alimentos e bebidas mais básicas como refrescos e cafés. É parecido com o que acontece nos supermercados em que o leite e os ovos (bens de primeira necessidade) estão colocados no fundo da loja, para que se façam compras impulsivas de bens mais caros pelo caminho.

Uma boa descrição dos pratos e um bom layout do menu podem incrementar entre 20 a 30% a factura do cliente, asseguram vários especialistas em marketing hoteleiro. As ferramentas utilizadas são lícitas mas é importante que não nos deixemos levar pela astúcia na hora de pedir a comida que realmente queremos consumir.
Uma das principais recomendações é pedir sempre pratos com ingredientes da época e, se possível,locais. Nunca ceda às recomendações do garçon e quando tiver que devolver um prato, não o faça de maus modos. É possível que quando tiver de volta o seu prato, o mesmo traga algum “ingrediente surpresa”.
Fonte:http://zip.net/brkN5n

Comentários

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