NÃO ABRA UM RESTAURANTE


Você sempre sonhou em ter um bistrô acolhedor para receber amigos - seu "plano B" de vida.

Sua avó e sua mãe sempre cozinharam em casa, e você aprendeu com elas. Adora cozinhar, ama receber os amigos, participa de confrarias, viaja pelo mundo, conhece os melhores restaurantes daqui e lá fora, tem uma cozinha fantástica.

Você sempre comprou utensílios, coleciona livros de culinária, é sensível, adora música, tem uma câmera profissional e adora fotografar. Com algumas economias guardadas, sempre sonhou em ter um bistrô acolhedor para receber amigos - seu "plano B" de vida.

Seus amigos te incentivam, você já visualiza a decoração, planeja escolher as músicas e interagir com os clientes. Todos se conhecerão, tradições serão criadas, histórias memoráveis acontecerão.

O Alerta que Faltava

Porém, este texto é o alerta que faltava para você NÃO seguir esse sonho, NÃO abrir um restaurante. Mantenha-o no imaginário.

Estatísticas Alarmantes

Não seja como 80% dos proprietários de bares/restaurantes do país que quebraram com menos de 2 anos. Segundo a ABRASEL, este é um dado estatístico real. Sabe por quê? Porque a maioria pensa que gostar de gastronomia é suficiente para administrar um NEGÓCIO. Bar e restaurante são negócios, não hobbies.

Desafios Diários

Ninguém enriquece com restaurante. Sua vida se transformará: os horários de funcionamento são apenas a ponta do iceberg. Nem um gerente excepcional resolverá tudo. Fornecedores chegam cedo, preparações demandam tempo, problemas surgem constantemente.

Murphy provavelmente criou sua famosa lei após abrir um restaurante: tudo que puder dar errado, dará. E mesmo quando der certo, alguém reclamará do tempero. Além dos horários impossíveis, pessoas difíceis entrarão em sua vida - funcionários e clientes problemáticos.

Gestão de Pessoas

A hierarquia, o ego e a teimosia são desafios diários. Sem falar nas alergias - alguém sempre terá uma e culpará seu estabelecimento. Seus funcionários possivelmente entraram no ramo por falta de opção. Afinal, quem sonha em ser caixa de restaurante?

Garçons qualificados são raros. Encontrar alguém que goste de servir pessoas mal-humoradas por baixa remuneração é um desafio. O salário fixo mais os 10% parecem simples, mas podem gerar ações trabalhistas devastadoras.

Contratação e Treinamento

A contratação é outro pesadelo. Como avaliar candidatos sem experiência no mercado? Referências? Se fossem bons, estariam empregados. E quando contrata, prepare-se para as faltas: filhos doentes, acidentes, greves de ônibus - sempre nos dias mais movimentados.

Controle de Estoque e Compras

Você entende de controle de estoque? Sabe comprar bem? Conhece a diferença entre produtos premium e básicos? Seu cliente pode não perceber, mas vai reclamar se você economizar nos ingredientes.

Chefs e Experiência

Sobre chefs recém-formados com estágios internacionais: experiência real vale mais que diplomas. Se aparecer de dólmã preta na cozinha, desconfie - nenhum profissional experiente escolheria uma roupa inadequada para o calor intenso.

Amigos e Clientes

E seus amigos? Serão os piores clientes. Darão palpites em tudo, serão mais exigentes, não respeitarão filas e, frequentemente, esperarão descontos.

Dicas Práticas

Uma dica prática: compre luvas de borracha longas. A caixa de gordura entupirá nas piores horas, geralmente de madrugada. Não sabe o que é caixa de gordura? Péssimo sinal.

Marketing Digital

Mantenha-se atualizado nas redes sociais - Facebook, Instagram e outras plataformas são essenciais. E não, sites de compras coletivas não salvarão seu negócio.

Conclusão

Como dizem: existem três formas garantidas de perder dinheiro - ter uma amante argentina, apostar em cavalos no Jockey Club e, agora, abrir um restaurante.

Atenção!!!

Se, mesmo após ler todos os desafios, você ainda decidir abrir um restaurante, entre em contato conosco. Podemos te ajudar muito!

Nós somos revenda premium do sistema para restaurante mais completo e seguro do mercado, o Sistema Colibri. Agende uma apresentação para conhecer todas as funcionalidades e você não se arrependerá. Clique aqui para mais informações!

Gostou do Artigo? Compartilhe!

Se este artigo te ajudou, compartilhe com seus amigos ou com qualquer pessoa que possa se beneficiar dele. Queremos ajudar a transformar restaurantes em negócios verdadeiramente lucrativos!

Comentários

  1. Muito bom, o texto!!! É uma verdade que se eu depender dos meus amigos, já estou falido mesmo antes de abrir meu bar.
    Todos que eu convido para a inauguração já perguntam das cortesias, dão palpite em algo que ainda nem viram e tem até os sem noção que já promovem o churrasco por minha conta e no final dizem " Pô, vc já vai ganhar com a cerveja!!! ".

    ResponderExcluir
  2. Texto de bosta!Existem vários restaurantes de sucesso e empreendedores que ganham muito bem, afinal, é um modelo de negócio que deixa limpo de 20℅ a 30℅ no mês! Não conheço muitos negócios com chances dessa remuneração e como qualquer negócio, dificuldades existirão! De gente negativa o inferno esta cheio! Foco, perseverança, transpiração e Fé, se chega la.

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Bem realista. Agora, uma excelente gestão é dificil mas possível. Esqueça fins de semana e férias. Isso é certo. Mas adorei o texto.

    ResponderExcluir
  4. Adorei! Bem realista. Agora, uma excelente gestão é dificil mas possível. Esqueça fins de semana e férias. Isso é certo. Mas adorei o texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DAS RECLAMAÇÕES PARA UM RESTAURANTE

CONHEÇA 10 SEGREDOS DOS CARDÁPIOS DOS RESTAURANTES

COMO LANÇAR UM NOVO CARDÁPIO DE RESTAURANTE?