SEU CARDÁPIO É UM CANIBAL?

Os itens de um Cardápio que são muitos semelhantes lutam ou canibalizam-se para serem vendidos. 
Quando Steve Jobs voltou à Apple em 1997, a primeira coisa que fez foi fazer uma pergunta muito simples à sua equipe: "Quais produtos você recomendaria a um amigo?" Quando ele não obteve uma resposta muito clara, ele reduziu o número de produtos da Apple de 350 para apenas 10!
Pense no seu Cardápio. Quais itens são seus "hits"? Aqueles pratos que sua equipe vende sem quase esforço. É isso que o seu Cardápio deve consistir! 
Um Cardápio com muitos itens leva ao que os psicólogos chamam de "paradoxo de escolha",  que se dá quando sentimos ansiedade quando temos muitas opções para escolher. Então, quando o seu Cardápio tem muitos itens, os clientes ficam frustrados e tendem fazer escolhas mais "seguras". A má notícia é que a escolha mais segura do seu cliente pode não ser uma escolha lucrativa para o restaurante.
Às vezes, o que você NÃO coloca no seu Cardápio é mais importante do que você faz.
Aqui estão algumas perguntas-chave a serem feitas sobre o seu Cardápio:
  • Por que o cliente se dirige ao meu restaurante?
  • O que fazemos melhor do que ninguém?
  • O meu Cardápio está alinhado com a minha marca?
  • Os itens do meu Cardápio foram projetados para satisfazer às necessidades dos clientes ou para atender ao meu  ego?
Você precisa ser brutalmente honesto nesta última resposta. 
Muitos proprietários de restaurantes, operadores e chefs projetam Cardápios exclusivamente para seus egos. Eu sei. 
É importante praticar o desapego e começar a olhar para a verdadeira razão pela qual as pessoas saem para um restaurante em primeiro lugar. Elas saem para compartilhar comida e criar memórias. Quando se percebe isso, muda-se a forma como se olha a identidade do restaurante.
A identidade é muito poderosa. Fazemos quase qualquer coisa para estar em congruência com a identidade que defendemos para nós mesmos. 
Nunca esqueça isso! Criar Cardápios é uma arte e uma ciência. 
Olhe para o seu Cardápio e entenda que muitos itens estão causando ansiedade aos seus clientes. Muitos itens similares estão canibalizando suas vendas. 
Pense o seguinte: nem tudo o que se pode fazer, se deve fazer. 

Boa Sorte!!!
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Mário Miranda é Empresário, Especialista em Engenharia de Cardápio, Consultor Financeiro, Business Coach, Palestrante, Educador Empresarial e criador dos Conceituados Cursos da série Gestão Lucrativa de Restaurantes e entre eles, o curso Gestão Lucrativa de Cardápios.

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